quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Obituary – The End Complete (1992)





foi lançado no dia 21 de abril de 1992 pela gravadora Roadrunner o terceiro álbum de estúdio do Obituary, The End Complete. O sucessor de Cause Of Death marcou a volta de Allen West às guitarras do grupo, após James Murphy ter assumido o instrumento somente em 1990 para gravar Cause Of Death.

Gravado e mixado no lendário Morrisound Recording em Tampa, Flórida, sob a produção do não menos lendário Scott Burns, The End Complete traz nove amostras da tradicional hecatombe sonora que é a marca registrada do Obituary. As características mudanças de andamento acontecem de sobra ao longo de todo o álbum, como na faixa de nº 2, Back To One, cujo andamento muda repentinamente de uma levada Thrash para um andamento Doom torturante.

Tão torturante como os conhecidos berros de John Tardy! Ou mesmo sufocante, como cadenciada e mortal faixa nº 3 Dead Silence, grande destaque do álbum com seu momento veloz, instante em que as guitarras de Allen West com seus solos melancólicos feitos com ajuda da alavanca e do essencial monstro das bases Trevor Perez se sobressaem. A tônica da cadência temperada com mais momentos velozes é obedecida novamente em In The End Of Life.




O Obituary consegue soar brutal, veloz e pesado mesmo sem recorrer a blast-beats. O baterista Donald Tardy não precisa em nenhum momento apelar para este recurso a fim de imprimir seu ritmo seguro, vide a faixa Sickness, onde o timbre seco da caixa de sua bateria parece uma estaca sendo pregada em sua cabeça. A reverberação gordurosa e vibrante do contrabaixo do finado Frank Watkins permeia a audição do álbum o tempo todo, aparecendo isoladamente em um momento de Corrosive. Killing Time faz o ouvinte balançar com seu segundo riff que soa pesado mesmo sendo executado em acordes leves. A brutal faixa-título muda de andamentos sem avisar e se encerra com um longo arranjo cadenciado e quebrado, onde mais uma vez Donald Tardy se destaca exibindo precisão e pegada. O fim do álbum se completa com a não menos feroz Rotting Ways.

The End Complete se tornou o álbum mais bem sucedido do Obituary até hoje, tendo vendido quase 600 mil cópias desde seu lançamento, sendo que aproximadamente 200 mil foram vendidas nos EUA. Em pouco mais de 36 minutos, o Obituary apresentava em The End Complete mais uma amostra de seu Death Metal único, que não precisa apelar para técnica ou produções grandiosas para soar tenebroso e mortal. Basta ter a manha, coisa que Trevor Perez, os irmãos Tardy e muita gente da Flórida tinha nos começo dos anos 90. Mas nada disso é suficiente sem integridade musical, característica-mor do Obituary. The End Complete é resultado disso.



The End Complete – Obituary (Roadrunner Records, 1992)

Tracklist:
01. I’m In Pain
02. Back To One
03. Dead Silence
04. In The End Of Life
05. Sickness
06. Corrosive
07. Killing Time
08. The End Complete
09. Rotting Ways

Line-up:
John Tardy – vocais
Trevor Peres – guitarras
Allen West – guitarras
Frank Watkins – contrabaixo
Donald Tardy – bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário