segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mayhem Em Curitiba


Desde quando a banda anunciou em abril deste ano que iria fazer a sua 'Latin America Tour 2016' tocando na íntegra o clássico 'De Mysteriis Dom Sathanas', os fãs de todos os cantos por onde a banda iria passar ficaram na expectativa de como seria este show. Óbvio que seria infernalmente destruidor.

E realmente foi. Na noite gelada de Curitiba, na última sexta, 07/10/16, a banda protagonizou um espetáculo que deixou todos de queixos caídos. Uma mistura de teatro e música extrema que segundo fontes, deixou muito marmanjo com pentagrama tatuado no braço rolando lágrimas de emoção.

O álbum 'De Mysteriis Dom Sathanas', lançado em 1994 depois de ter demorado anos para ficar pronto, é considerado um dos mais influentes álbuns do Black Metal e do metal extremo no geral. Ter a chance de ver a execução do álbum do início ao fim foi uma oportunidade única na vida de quem pode comparecer aos 3 shows que a banda fez no Brasil.
A abertura da noite, com pouquíssimos minutos de atraso (respeitando o cronograma) foi com a banda brazuca Svatan, que chegou sem frescura. Um som direto, porrada na cara e com uma identidade própria que agradou a todos. A banda apresentou as músicas que estão presentes no seu debut, lançado pela Sulphur Records, 'Awakening Of The Mighty Flame'.
Por volta das 22h, já se iniciavam os preparativos e a montagem do cenário do Mayhem. Neste momento, o público já demonstrava sua ansiedade em só ver os apetrechos de palco da banda. O altar, o pano de fundo, os instrumentos da mesma cor (preto fosco) e a bateria monstruosa fizeram parte do show, até que entra cena a banda, Necrobutcher, Hellhammer, Teloch e Ghul (Charles Hedger) com a já destruidora 'Funeral Fog'. Som incrivelmente alto, mas com total qualidade onde dava para escutar todos os instrumentos
Sorrateiramente, Attila subiu as escadas do camarim e ficou ali no canto, gesticulando como se invocasse o próprio demônio para estar presente naquela noite, até chegar sua hora de subir ao palco. A névoa (artificial) tomava conta do Espaço Cult e a multidão, em delírio, gritava no refrão 'Fog!!!!'
Impressionante o carisma da banda, mesmo sendo mainstreams, do palco eles sorriam e gesticulavam para o público aprovando a sua empolgação. Ao longo da noite, 'Freezing Moon' que congelou os presentes com seu petardo sendo cantada em uníssono. 'Cursed In Eternity', 'Pagan Fears', 'Life Eternal', 'From The Dark Past', 'Burried by Time & Dust', cada uma em seu lugar, totalmente alucinantes e para fechar, a faixa título 'De Mysteriis Dom Sathanas' com todo o seu feitiço, encerrando a apresentação histórica nas terras curitibanas.


Foram minutos de deleite para anos de espera de poder contemplar algo do tipo. Uma noite que não poderia ter ficado melhor, acabou ainda com um breve bate papo, autógrafos e fotos com a banda que saiu do local da apresentação alguns minutos depois do show. Se o show valeu a pena, poder fechar a noite com este 'presente' foi melhor ainda. Parabéns a produção que trouxe este show, a organização, a casa, ao pessoal do som, roadies, assistentes, seguranças (que no final do show se benzeram) e ao público que se comportou direitinho.

Que venha novamente o Mayhem em Curitiba. Estaremos lá! See you in Curitiba Fog. \m/

Por Diego Baldraco

Nenhum comentário:

Postar um comentário